Há pessoas que vivem dentro do tempo.
E há aquelas que, depois de atravessar certas noites, passam a viver apesar dele.
Há pessoas que caem no abismo.
E há aquelas que aprendem a dançar na borda sem oferecer a alma à queda.
Danço com o abismo há tanto tempo
que o escuro já aprendeu meus passos.
Descobri isso quando o relógio deixou de significar futuro e passou a significar sobrevivência.
Os dias já não obedeciam à lógica comum. Havia manhãs que duravam anos. E minutos capazes de partir uma vida ao meio.
Foi então que encontrei a palavra: rubato.
Na música, dizem que significa “tempo roubado”.
Mas ninguém conta que existem existências inteiras construídas assim — fora do compasso esperado, respirando entre perdas, sustentadas por pequenas insurgências invisíveis.
Porque sobreviver também é um roubo delicado.
Roubar um pouco de beleza da fadiga.
Roubar ternura de um corpo cansado.
Roubar sentido quando tudo parece apenas estatística, exame, espera e silêncio hospitalar.
Talvez eu tenha parado de viver no tempo dos relógios.
Agora vivo no tempo das coisas que possuem alma.
Uma conversa verdadeira.
A luz dourada antes da chuva.
O instante exato em que a música hesita — e, justamente por hesitar, se torna inesquecível.
Há algo profundamente solitário em perceber que o mundo continua correndo enquanto você aprende, lentamente, a permanecer viva.
As pessoas falam sobre produtividade, planos, metas, viagens, crescimento.
E você celebra o milagre íntimo de conseguir atravessar uma madrugada sem desmoronar.
Mas talvez exista uma verdade secreta nisso tudo:
quem já viu a fragilidade de perto deixa de caminhar como multidão.
A alma muda de andamento.
Ela aprende pausas.
Aprende profundidade.
Aprende que existir não é performar felicidade — é sustentar presença mesmo quando o coração está em ruínas.
Hoje entendo que meu tempo já não pertence inteiramente ao mundo.
Ele pertence às coisas que ainda conseguem me devolver humanidade: a luz entrando pela janela, uma voz gentil, o som distante da chuva, um poema escrito no limite entre o medo e a esperança.
Hoje entendo também que não perdi meu compasso.
Apenas deixei de obedecer ao compasso dos outros.
Rubato.
Não como perda.
Mas como liberdade de sentir além do compasso do mundo.
Talvez eu esteja vivendo exatamente aí — nesse pequeno desvio da música, onde a dor atrasa algumas notas, mas a alma, misteriosamente, continua tocando.