Sônia Lupion Ortega — SOL
Palavras que não gritam — mas permanecem.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livro de Visitas Contato Links

Deus em Experiência
Uma hipótese filosófica sobre consciência, existência e realidade.

 


Talvez Deus não esteja fora do mundo.

Talvez esteja acontecendo dentro dele — em nós.

 

Ando pensando.


E, quanto mais penso, mais percebo que talvez Deus não esteja fora, mas em tudo.

Não como uma entidade distante, separada da criação, observando o universo de um lugar seguro.

 

Mas como aquilo que existe.

 

A matéria.

 

A vida.

 

A consciência que desperta lentamente em cada forma de existir.

 

Talvez Deus não seja apenas o criador.

 

Talvez seja também aquele que experimenta.

 

Que vive.

 

Que sente.

 

Que conhece a realidade por dentro dela.

 

Se assim for, Deus não observa apenas a existência.

 

Ele a atravessa.

 

Vive nos grandes cientistas que ampliam nossa compreensão do universo.

 

Nos artistas que transformam emoções em linguagem.

 

Nos pensadores que desafiam certezas.

 

Nos inventores que expandem as possibilidades da vida humana.

 

Mas vive igualmente nos anônimos.

 

Nos comuns.

 

Em mim.

 

Em você.

 

Porque essa presença não depende de genialidade.

 

Depende apenas da experiência.

 

Cada vida torna-se um ponto singular de observação.

 

Cada consciência oferece uma maneira única de perceber o mundo.

 

Cada ser acrescenta uma perspectiva irrepetível ao próprio universo.

 

Talvez seja assim que a existência aprende sobre si mesma.

 

Mas essa hipótese conduz inevitavelmente a uma pergunta desconfortável.

 

Se Deus experimenta tudo…

ele experimenta também aquilo que chamamos de mal?

 

Quando há violência, não existe apenas um lado da experiência.

 

Há a vítima.

 

O medo.

 

O desespero.

 

A perda.

 

A dor.

 

Mas existe também o agressor.

 

Sua ruptura.

 

Sua sombra.

 

Sua incapacidade de reconhecer o outro como semelhante.

 

Duas experiências simultâneas.

 

Dois extremos de uma mesma realidade.

 

Isso não transforma o mal em bem.

 

Nem absolve quem escolhe praticá-lo.

 

No mundo humano continuam existindo responsabilidade, justiça, consequências e sofrimento.

 

E precisam continuar existindo.

 

A ética permanece indispensável precisamente porque cada experiência afeta outras consciências.

 

Ainda assim, permanece a inquietação.

 

Se toda experiência pertence à existência…

o que acontece quando ela termina?

 

Talvez a morte seja justamente o fim da experiência individual.

 

O fim desse “eu” que reconhece a si mesmo.

 

E talvez seja isso o que realmente nos assusta.

 

Não o desaparecimento da matéria.

Mas o desaparecimento da identidade.

 

Porque a matéria não deixa de existir.

Ela apenas muda de forma.

 

Reorganiza-se.

 

Continua.

 

Nós somos feitos de algo muito mais antigo do que nós mesmos.

 

Átomos que nasceram em estrelas desaparecidas.

 

Matéria que atravessou bilhões de anos até tornar possível este instante.

 

Nossa existência talvez seja apenas uma forma breve assumida por algo muito mais antigo.

 

Por isso não tememos apenas morrer.

 

Tememos deixar de ser aquele que diz, silenciosamente:

 

“Sou eu.”

 

Essa talvez seja a perda que mais nos fere.

E, no entanto, permanece uma impressão difícil de abandonar.

A de que nenhuma experiência desaparece completamente.

 

Como se tudo o que foi vivido deixasse uma inscrição invisível na própria realidade.

 

Não uma memória.

 

Mas uma experiência incorporada ao universo.

 

Tudo o que sentimos.

 

Tudo o que escolhemos.

 

Tudo o que amamos.

 

Tudo o que recusamos.

 

Até mesmo aquilo que não conseguimos nos tornar.

 

Talvez nada disso se perca.

 

Mas talvez isso não aconteça apenas depois da morte.

 

Há momentos em que a consciência parece ultrapassar os limites do indivíduo.

 

Não como uma certeza.

 

Nem como uma prova.

 

Mas como uma experiência que resiste às explicações mais simples.

 

Às vezes sentimos que algo nos atravessa.

 

Uma intuição inesperada.

 

Uma compreensão súbita.

 

Uma presença difícil de nomear.

 

Não é algo que possamos controlar.

 

Talvez nem explicar.

 

Mas também não é algo que simplesmente ignoramos.

 

Como se a fronteira entre o “eu” e o outro fosse menos rígida do que imaginamos.

 

Se isso for verdadeiro, a consciência talvez não apenas exista.

 

Talvez ela também se comunique.

 

Não necessariamente por palavras.

 

Mas por uma dimensão que ainda desconhecemos.

 

Talvez seja essa possibilidade que mantenha viva, em tantas culturas e épocas, a ideia de que a morte não representa um fim absoluto.

 

Pode ser apenas consolo.

 

Pode ser apenas desejo.

 

Mas talvez seja também uma intuição profunda da própria condição humana.

 

Algo em nós resiste à ideia de que toda experiência termine no vazio.

 

Mesmo sabendo que morreremos, continuamos construindo.

 

Continuamos amando.

 

Continuamos criando.

 

Vivemos como se alguma coisa pudesse permanecer.

 

E talvez permaneça.

 

Mas então surge outra pergunta.

 

De onde veio tudo isso?

 

A ciência percorreu um caminho extraordinário.

 

Aprendeu a descrever como as estrelas fabricam os elementos que compõem nossos corpos.

 

Explicou como a vida se transforma ao longo da evolução.

 

Revelou uma história do universo escrita em bilhões de anos.

 

Poucas realizações humanas são tão impressionantes quanto essa.

 

Ainda assim, existe um limite silencioso.

 

A ciência responde, com enorme precisão, a muitas perguntas sobre o “como”.

 

Mas o “porquê” continua aberto.

 

Sabemos muito sobre a evolução da vida.

Sabemos muito sobre a expansão do universo.

 

Mas ainda não sabemos por que existe algo em vez de nada.

 

Nem por que a própria realidade possui leis capazes de gerar matéria, vida e consciência.

 

É nesse intervalo que a filosofia começa.

 

Não para substituir a ciência.

 

Mas para continuar a pergunta onde a ciência, por sua própria natureza, precisa parar.

 

Talvez, no instante em que o universo nasceu, não tenha surgido apenas a matéria.

 

Talvez tenha surgido também a possibilidade da consciência.

 

Não uma consciência pronta.

 

Nem uma mente cósmica já formada.

 

Mas uma possibilidade silenciosa, presente desde o início.

 

Uma semente.


Espalhada na própria estrutura do universo.

 

Durante bilhões de anos, essa possibilidade permaneceu adormecida.

 

Até que, em algum ponto da evolução, a matéria começou a sentir.

 

Depois começou a perceber.

 

Mais tarde, passou a lembrar.

 

A imaginar.

 

A criar.

 

A perguntar.

 

Talvez Deus não tenha aparecido pronto diante da criação.

 

Talvez tenha despertado dentro dela.

 

Não como um soberano distante.

 

Mas como uma consciência que lentamente aprende a reconhecer a si mesma através da experiência.

 

Essa possibilidade não começou no ser humano.

 

Muito antes da linguagem, já existiam escolhas.

 

Muito antes da filosofia, havia resposta ao ambiente.

 

Muito antes da cultura, a vida já experimentava o mundo.

 

Talvez a consciência não tenha surgido de uma única vez.

 

Talvez tenha emergido em camadas sucessivas.

 

Cada forma de vida acrescentando uma nova maneira de sentir a existência.

 

Nós talvez sejamos apenas uma dessas camadas.

 

Não o ponto final.

Nem necessariamente o ponto mais alto.

 

Apenas uma etapa dessa longa história em que o universo aprende, pouco a pouco, a olhar para si mesmo.

 

Se Deus vive na experiência da matéria…

então viveu também em Mozart.

 

Mas Mozart morreu.

 

A música, não.

Ela continua atravessando gerações.

 

Continua emocionando pessoas que jamais conheceram seu rosto.

 

Continua produzindo experiências muito depois do fim da sua vida.

 

Talvez seja assim que uma consciência continua existindo no mundo

 

Não apenas a obra.

 

Mas tudo aquilo que uma consciência acrescenta ao mundo.

 

Uma música.

 

Uma ideia.

 

Um gesto de cuidado.

 

Uma descoberta científica.

 

Uma palavra que transforma outra vida.

 

Nada disso pertence apenas a quem criou.

 

Depois de existir, passa a fazer parte da experiência coletiva da humanidade.

 

Talvez criar seja uma das formas mais profundas de prolongar a existência.

 

Não porque preserve a pessoa.

 

Mas porque amplia aquilo que ela tornou possível.

 

Talvez seja assim que a experiência continua.

 

Não como permanência do indivíduo.

 

Mas como permanência dos efeitos que ele deixou no mundo.

 

E talvez exista uma continuidade ainda mais profunda.

 

Não apenas das obras.

 

Mas da própria experiência.

 

Não sabemos.

Talvez nunca saibamos.

 

Mas algumas perguntas permanecem porque continuam fecundas.

 

Não exigem respostas.

 

Exigem consciência.

 

Talvez Deus não esteja fora.

 

Nem antes.

 

Nem acima.

 

Talvez Deus esteja acontecendo.

 

Na matéria que sente.

 

Na vida que desperta.

 

Na consciência que pergunta.

 

Na inteligência que cria.

 

No amor que aproxima.

 

Na dor que transforma.

 

Na esperança que insiste.

 

Na experiência que nunca deixa de ampliar o universo.

 

E talvez seja justamente isso o sagrado.

 

Não uma presença distante.

 

Mas a própria existência tornando-se consciente de si mesma.

 

Por um breve instante…

em cada um de nós.

 

 

 

Nota da autora

 

 

Este ensaio não pretende oferecer uma explicação sobre Deus nem substituir qualquer tradição religiosa.

Propõe apenas uma hipótese filosófica: a de que a consciência possa ser uma forma pela qual o próprio universo experimenta a si mesmo.

Talvez essa hipótese esteja errada.

Talvez esteja incompleta.

Como toda filosofia, ela existe para abrir perguntas, não para encerrá-las.

No Soniaísmo, pensar não significa resolver o mistério.

 

Significa permanecer consciente dentro dele.


 

Sônia Lupion Ortega Wada — SOL

 

 

Sônia Lupion Ortega Wada SOL
Enviado por Sônia Lupion Ortega Wada SOL em 10/07/2026
Copyright © 2026. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários